REFLEXÃO COM MEMBROS DO FÓRUM PROVINCIAL E DO G20 EM TETE

No contexto da reflexão sobre as alternativas e oportunidades da realização dos Observatórios de desenvolvimentos, a ActionAid Moçambique em parceria com a FAA, realizaram em Fevereiro último, na província de Tete, uma actividade que juntou na mesma sala Governos províncias  e 20 organizações da Sociedade Civil da provincial de Tete com vista a promover espaços e momentos de reflexão sobre a participação do cidadão nos espaços de tomada de decisão e na implementação dos instrumentos legais.

Nadia Mahesso, Oficial do programa, Promoção da Governação e Diálogo Democrático Sustentável em Moçambique, na ActionAid, afirma que a actividade visava também apoiar aos parceiros, nas acções levadas a cabo para a revisão do guião do funcionamento dos conselhos consultivos e do guião para a realização dos Observatórios de Desenvolvimento. “Os Participantes vinham de diferentes organizações e com opiniões diferentes, alguns com inclinações partidárias e notamos logo no início o fraco conhecimento destes sobre a existência dos espaços de diálogo. Com esta actividade, sentimos que os Membros das OSC, ficaram mais conscientes sobre a sua importância na participação equilibrada e sem influência partidária nos Observatório de desenvolvimento e Conselhos Consultivos, que são espaços de diálogo e tomada de decisões” Disse Mahesso.

No encontro, decidiu-se como acção de seguimento, a criação de uma plataforma para melhorar a coordenação na participação da sociedade civil nos observatórios de Desenvolvimento e Conselhos consultivos.

A actividade foi realizada no âmbito do projecto “Promoção da Governação e Diálogo Democrático Sustentável em Moçambique” liderado pela ActionAid, envolvendo Cinco parceiros de Cinco Províncias com apoio do Programa de Apoio aos Actores Não Estatais (PAANE) com o financiado pela União Europeia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *