–
Este posicionamento foi levantado no Observatório do Desenvolvimento da Cidade de Maputo, realizado recentemente. Uma actividade que contou com a participação dos diferentes actores do Governo e Sector Privado.
A Sociedade Civil também se fez presente representada pela ActionAid Moçambique, Asha e Grupo Moçambicano da Dívida, que apresentou no Observatório o seu posicionamento, no qual exigiu a melhoria na prestação dos serviços públicos básicos que em muitos casos são caracterizados pelo mau atendimento, morosidade e corrupção por parte dos servidores públicos, com destaque para o sector da saúde, educação e transportes.
Por outro lado, a Sociedade Civil Falou da necessidade de respeito pela dignidade dos vendedores informais e exigiu a revisão da actuação da Polícia Municipal.
O Governo, representado pelo Secretário de Estado da Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, acolheu de forma pacífica as recomendações da Sociedade Civil afirmando que as mesmas irão ajudar bastante no seguimento das actividades do Governo nos próximos dias. “Se a população está à procura de serviços, nós como servidores públicos devemos facilitar no lugar de dificultar”, disse Vicente Joaquim e agradeceu a partilha de informação com evidências por parte da Sociedade Civil.
Refira-se que a ActionAid Moçambique e Parceiros no âmbito do PAANE, tem estado a advogar junto do Governo para a realização dos espaços formais de Diálogo e Tomada de decisão com o apoio da União Europeia.