–
FONAGNI realizou recentemente na cidade de Lichinga, um encontro de validação do documento de posição da Sociedade Civil para sua participação no Observatório do Desenvolvimento a ser realizado numa data a ser remarcada pelo governo, depois do adiamento.
Dentre os diferentes problemas a serem colocados no Observatório destaca-se a questão do reassentamento da população abrangida no contexto da Exploração de Grafite no distrito de Nipepe. No sector de Educação, focou-se no assunto do ADE, fundos que não estão a ser usados devidamente, principalmente no apoio às crianças desfavorecidas e deixou-se uma recomendação para o sector de educação fazer cumprir com o que foi estabelecido para este fundo.
Depois de exaustivos debates e consensos, os membros validaram o documento já aguardando o dia do Observatório de Desenvolvimento.
A actividade contou com 24 participantes, dos quais 9 são mulheres, numa actividade realizada no âmbito da implementação pela ActionAid Mozambique do projecto: “Promoção da governação e diálogo democrático sustentável em Moçambique” implementando no âmbito do PAANE com o apoio da União Europeia em Moçambique, através do Gabinete do Ordenador Nacional.