–
Como resultado dos encontros de advocacia realizados pela ActionAid Mozambique e seus parceiros, nos diferentes pontos do país, de Novembro a Dezembro de 2020 com o apoio da União Europeia em Moçambique no âmbito do PAANE, dentro do projecto “Promoção da Governação e Diálogo Democrático Sustentável em Moçambique” para a estimular a realização do Dialógo. O Governo do Distrito de Mandimba, realizou a 29 de Dezembro de 2020, o Conselho Consultivo de Mandimba, com o objectivo de prestação de contas e a apresentação do Plano 2021 perante diferentes actores, com o envolvimento da Sociedade Civil.
Esta foi a primeira e última sessão ordinária do ano findo, com os pontos de agenda, a eleição dos novos órgãos do Conselho Consultivo Distrital, onde foram eleitos 50 membros dos quais 10 mulheres e 8 jovens. Um outro ponto de agenda não menos importante, foi de apresentação, apreciação e aprovação do PESOD, para o ano econômico de 2021.
Durante a sua intervenção, a sociedade Civil do distrito, parabenizou ao Governo pela construção da estrada Lichinga Mandimba, tendo pedido a conclusão de obras mal paradas e a entrega de obras finalizadas há 4 anos para a comunidade, como é o caso da unidade Sanitária de Mississi e a respectiva maternidade, que apesar de concluídas não estão a ser usadas pelas comunidades. A sociedade civil pediu aínda a melhoria do sistema de abastecimento de água para os cidadãos em 2021.
Por sua vez, o governo recebeu de forma pacífica as recomendações colocadas pela Sociedade Civil e prometeu incluir no plano 2021.
A actividade contou com 70 participantes onde a sociedade civil fez parte atrevés das organizações filiadas ao Fórum das Organizações da Sociedade Civil em Mandimba, em representação do FONAGNI.
De referir que o projecto acima citado, é implementado pela ActionAid Moçambique com o financiado pela União Europeia através do Gabinete do Ordenador Nacional (GON), no contexto do Programa de Apoio aos Actores não Estatais (PAANE).