–
O Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança – ROSC e a Associação Rede de Protecção da Criança de Sofala – SOPROC em parceria com a Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social capacitaram, nos dias 12 e 13 de Abril do corrente ano, 110 Provedores de Serviços na Beira e Nhamatanda, província de Sofala.
A capacitação aos Provedores de Serviços reuniu Técnicos de Saúde, Professores, Chefes e Técnicos dos Gabinetes de Atendimento a Família e Menor Vítima de Violência, Membros da Assembleia Municipal, Juízes, Procuradores, Líderes Religiosos, Polícias da ESAPOL dos Distritos da Beira e Nhamatanda.
O evento contou com a abertura do Director dos Serviços Provinciais dos Assuntos Sociais, Dr. Manuel Chicamisse, que na ocasião disse que “a capacitação aos provedores de serviços é uma mais valia para o fortalecimento das capacidades e habilidades dos provedores com vista a melhorar os mecanismos de resposta às várias formas de Violência Baseada no Género (VBG), incluindo as uniões prematuras.”
Durante os dois dias, os participantes tiveram a oportunidade de aprender e apreender os mecanismos necessários para tratar e dar seguimento a casos de VBG, incluindo as uniões prematuras.
–
–
Coube a Dra. Graciana Pita, Directora Provincial de Género, Criança e Acção Social, fazer o encerramento do evento e agradeceu ao ROSC e a SOPROC por fortalecer os provedores de serviços nestas matérias.
Referir que a capacitação decorreu no âmbito do Projecto “Enriquecendo a Participação Activa da Sociedade Civil para a Promoção da Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres e Raparigas,” implementado pelo consórcio composto pelas organizações Fórum Mulher, WLSA Moçambique, Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança, Associação Moçambicana das Mulheres de Carreira Jurídica – AMMCJ e o Centro Informazione e Educazione Allo Sviluppo ONLUS (CIES) e conta com apoio da União Europeia no contexto do Programa de Apoio aos Actores Não Estatais (PAANE II).