–
No âmbito do bloco A do plano estratégico 2020 – 2030 (Governação Democrática), a Incubadora Cívica de Pemba recebeu no dia 20 de Agosto do corrente ano, o Presidente da Assembleia Provincial para uma roda de conversa com os jovens sobre o processo de descentralização e a participação dos jovens nos processos de tomada de decisão.
Acompanhado de dois membros da Assembleia Provincial, fizeram uma apresentação sobre a intervenção do processo de descentralização em Moçambique (as competências da Assembleia Provincial) e como os jovens podem efectivamente participar.
Na interacção foi possível também fazer uma auscultação onde várias problemáticas foram apresentadas pelos jovens, de onde se destacou o acesso a água para os deslocados.
De acordo com a informação apresentada pelos jovens presentes, tem existido uma tendência de exclusão das mulheres deslocadas pelas comunidades, no que diz respeito ao acesso a água ás fontanárias.
Perante ao facto apresentado, o presidente da Assembleia Municipal orientou a elaboração de uma petição, e também deixou o compromisso político de visita para averiguar junto das suas comissões de trabalho.
Esta actividade foi realizada pela Fundação MASC, implementada no âmbito do PAANE Moçambique, pela União Europeia em Moçambique.