Notícias

No Niassa: mulheres dos Grupos de Poupança aprendem a encaminhar preocupações ao Governo

15.04.2021

No passado dia 8 de Abril, mulheres dos grupos de poupança facilitados pela Fundação MASC, representantes de  9 comunidades do distrito de Sanga em Niassa (Mapuje 1 e 2, Mualulu, Nassenhenge, Lidgego, Ngongote, Malelia, Miala, Bagarrila) deram continuidade ao processo de advocacia para melhoria dos serviços básicos prestados em suas comunidade. Este exercício tem como base a última mesa redonda distrital realizada por distrito no ano passado (2020).

Este processo será replicado e acompanhado em mais  3 distritos (Sanga, Chimbonila e Lichinga tendo actualmente iniciado com as membros representantes de Sanga) aonde as acções de Empoderamento das Mulheres estão sendo levadas a cabo.

Nesta ordem de ideias as representantes dos grupos de poupança apresentaram as diferentes irregularidades referentes a provisão de serviços básicos nas suas comunidades, aprenderam a que entidades apresentar as suas preocupações , e receberam apoio para a elaboração de cartas específicas para alguns serviços.

Uma das preocupações da Fundação MASC, na dinamização dos “seus” grupos de poupança é a sustentabilidade da Acção e o empoderamento das próprias mulheres, por isso torna-se necessário ensina-las sobre diferentes mecanismos de ter acesso aos seus direitos.

De recordar que a abordagem para o empoderamento das mulheres dos grupos de poupança é holística, além da componente financeira também possui a social e política. Para entender exactamente como funcionam clique aqui.

Esta actividade faz parte de um leque de actividades financiadas pelo PAANE.

Parceiros

Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro

Parceiros

Desenvolvido pela SOCIAL