No dia 10 de Outubro, a Associação Nthuge Biz realizou uma Mesa Redonda, onde foram abordados temas como direito aa educação, violência contra as crianças nas escolas, quadro legal nacional no combate ao assédio sexual, mecanismos de denuncia, medidas para a protecção da criança, uniões prematuras, desistências escolares, entre outros.
A mesa redonda contou com a participação de mais de 50 pessoas com maior destaque para o Procurador Distrital, representantes do Serviço Distrital da Juventude, Educação e Tecnologia, Polícia da República de Moçambique, Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social, Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica, Organizações da Sociedade Civil, Chefe da Localidade, raparigas e rapazes da Escola Secundária de Metuge, professores, líderes comunitários e religiosos, entre outros.
Na ocasião, foram apresentados dados estatísticos do distrito que demonstram um número crescente de crianças do sexo feminino a ingressarem para o ensino secundário. Entretanto, durante o percurso, as raparigas desistem de dar continuidade aos estudos devido a vários factores tais como a pobreza, gravidezes precoces, uniões prematuras, etc.
Na mesa redonda, concluiu-se que há necessidade de garantir um ambiente seguro para a rapariga, seja em casa, na escola ou na comunidade, para que ela continue a estudar. Reforçou-se igualmente a necessidade de se divulgar mais o quadro legal nacional de protecção à criança e de intensificar os mecanismos legais de denúncia em caso de violação dos direitos das crianças e das raparigas.
Esta actividade foi realizada no âmbito da implementação do projecto de Mobilização Distrital Contra a desistência da Rapariga nas Escolas Secundárias, no distrito de Metuge, na província de Cabo Delgado, financiado pela Fundação MASC, através do programa PAANE.