–
A Associação de Jovens Combatentes Montes Errego (AJOCME) e o Comité de Monitoria de Responsabilidade Social (SAMcom), lançaram, na semana passada, dois projectos de melhoria de saneamento do meio, na província da Zambézia.
O projecto apresentado pelo SAMcom tem como objectivo advogar para melhoria de serviços primários de saúde nos Bairros de Reassentamento e a existência dos Agentes Polivalentes Elementares (APES), para cobrir as necessidades das comunidades, na cidade de Mocuba. Por outro lado, a AJOCME pretende influenciar o melhoramento do sistema de abastecimento de Água na Vila Errego, distrito de Ile, e contribuir para a melhoria do saneamento do meio em geral.
–
–
O acto de lançamento das iniciativas da Associação AJOCME e do SAMcom foi realizado pelo governo do distrito de Ile e do Município de Mocuba, respectivamente, e testemunhado pelas diversas entidades governamentais, privadas, tradicionais e a sociedade civil no geral.
Espera-se que, com as duas iniciativas, seja melhorado o saneamento básico, sobretudo o aumento das fontes de água potável, e, consequentemente, melhoradas as condições de vida das comunidades.
Estas iniciativas são implementadas no âmbito do Programa de Apoio aos Actores Não Estatais (PAANE), financiado pela União Europeia em Moçambique.