–
Com o objectivo de promover a educação inclusiva de Pessoas com Deficiência, a Associação dos Deficientes de Moçambique (ADEMO), lançou recentemente a iniciativa “Desperta-te Deficiente”, no distrito de Morrumbala, província da Zambézia, com a parceria da Fundação MASC.
“Desperta-te Deficiente” vem responder ao número crescente de crianças e jovens em idade escolar, com diferentes tipos de deficiência, que não se beneficiam da educação formal devido a barreiras físicas que impedem a mobilidade e falta de conhecimento dos seus direitos, aliado aos factores socioculturais.
A iniciativa pretende contribuir no aumento de número de crianças e jovens com deficiência nas escolas, através da sensibilização das famílias e a comunidade no geral, na mudança de comportamento para uma educação inclusiva, com envolvimento de órgãos locais, líderes religiosos, comunitários, gestores de escolas, pais e encarregados de educação, na transmissão mensagens na língua local nas Rádios Comunitárias.
O lançamento da iniciativa contou com a participação de membros do governo distrital, chefe do posto administrativo, representantes de outras ONG´s bem como dos membros da ADEMO, jovens homens e mulheres com deficiência que manifestaram a sua satisfação em ter um projecto que responda aos seus anseios e necessidades.
“Este projecto não desperta só aqueles que têm deficiências visíveis. Desperta a toda população do distrito de Morrumbala. Nós, como Governo, temos o dever de assumir, acarinhar e acompanhar este processo”, reforçou o administrador de Morrumbala, João Nhambessa.
Foi igualmente uma oportunidade para a Fundação MASC disseminar outras iniciativas implementadas na Província da Zambézia que visam promover a inclusão e participação dos jovens, principalmente das mulheres nos espaços públicos e processos de tomada de decisão, como é o caso das incubadoras cívicas, grupos de poupança para mulheres e de criação de cooperativas.