Notícias

Incubadora Cívica de Chókwè debate participação de jovens em fóruns de tomada de decisão

07.06.2022

A Incubadora Cívica de Chókwè, uma das iniciativas da Fundação MASC para a promoção de espaços de diálogo, reflexão e incentivo dos jovens à cidadania, realizou, no dia 31 de Maio de 2022, a primeira Mesa Redonda Distrital, actividade que se insere nos Pilares A e B do Plano Estratégico 2020-2030 da Fundação MASC, referentes  Governação Democrática e Fortalecimento da Paz e Coesão Social.

A Mesa Redonda, realizada de forma híbrida (presencial e online), com transmissão ao vivo pela TV Chókwè e da Rádio IMACS, juntou 20 jovens da Incubadora Cívica, sendo 9 mulheres e 11 homens provenientes de 4 postos administrativos (Macarretane, Cidade, Lionde e Xilembenie) e 5 representantes de Organizações da Sociedade Civil (OCSIDA, ASSOHA, CDJ, AMDEC e APEC).

No evento, os jovens colocaram várias questões em torno da sua participação nos fóruns de debate e tomada de decisão, como é o caso dos Conselhos Consultivos e das Assembleias Municipais.

Na ocasião, o vereador da Cultura, Juventude e Desporto do Conselho Municipal de Chókwè, Benvindo Chirindza, e o Secretário de Mesa da Assembleia Municipal, Alexandre dos Santos, esclareceram que um dos critérios usados para a selecção dos membros dos Conselhos Consultivos das localidades e dos distritos, e da Assembleia Municipal, é a representatividade de todos os extratos sociais (incluindo a faixa etária e género), candidaturas e eleições de revitalização dos respectivos fóruns ou órgãos.

Foi, também, reforçada a necessidade de se cultivar uma relação de confiança entre os jovens para que eles sintam-se livres para  expor opiniões e soluções de qualidade, capazes de promover mudanças nas suas comunidades.

As Organizações da Sociedade Civil enfatizaram a necessidade de se fazer um esforço colectivo, ou seja, o governo local fazer a sua parte para manter o jovem informado e, por outro, o jovem procurar informar-se mais sobre os seus direitos e exercício da sua cidadania na comunidade.

No final, os oradores, em representação dos seus órgãos de tomada de decisão, comprometeram-se a coordenar, com a Sociedade Civil e grupos juvenis como a Incubadora Cívica, para uma maior abertura nos espaços de debate e de tomada de decisão nas suas localidades, de modo a contribuir para o impacto positivo na vida dos jovens.

A iniciativa Incubadora Cívica, com oficinas que incluem educação em valores éticos e democráticos que permitem os jovens participarem, activamente, dos espaços públicos ou de tomada de decisão a nível local, é implementada pela Fundação MASC, desde 2018, em estreita coordenação com as autoridades locais e com o apoio financeiro da União Europeia em Moçambique, no âmbito do PAANE.

Parceiros

Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro

Parceiros

Desenvolvido pela SOCIAL