–
Em 2021, a Fundação MASC lançou uma chamada de propostas para “Fundos Pequenos” em diversas áreas, tais como Educação, Saúde, Infraestruturas, Água e Saneamento, Inovação e Corrupção. Desta forma, entre os dias 23 e 25 de Março de 2022, teve início a formação de algumas organizações que foram aprovadas, que decorreu na cidade de Maputo.
A formação contou com a participação de oito Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) da Zona Sul do país, nomeadamente, COMSA, MoSEC, ProNwana, AMPUN, ACAI, ASCIO, ARDH e LiDU.
A formação teve como objectivos: Prover competências sobre finanças básicas e elaboração de relatórios financeiros; promover uma troca de experiências entre as OSC’s no que refere a estratégias de advocacia local, concretamente os desafios e lições aprendidas; e capacitá-las na componente da comunicação e visibilidade dos seus projectos e das suas próprias organizações.
Para Gigliola Zacala, representante da COMSA, que implementa o seu projecto sobre o atendimento e tratamento de crianças com doenças raras, na cidade de Maputo, a formação foi útil porque a associação foi munida de ferramentas para melhorar o projecto e eliminar algumas lacunas identificadas, ao longo dos três dias de formação.
Nesta quarta-feira, 30 de Março, terá início a formação de 18 organizações da Zona Centro e Norte, que também foram apuradas na chamada de propostas.