–
A Fundação MASC, em coordenação com o grupo de jovens voluntários do distrito de Chókwé, na província de Gaza, está a levar a cabo o estudo de Análise da Economia Política (PEA) nos sete (7) bairros da Vila Municipal do Distrito com o objectivo de analisar a conjuntura social, económica e política do Município de Chókwé, olhando especificamente para a questão da participação política e liderança juvenil local, para a criação de um documento orientador para a implementação da iniciativa “incubadora cívica” no Distrito.
–
–
A Incubadora Cívica é uma iniciativa que já existe em Cabo Delgado, há cerca de dois anos, cujo objectivo principal é promover a cidadania democrática com enfoque nos direitos e nas responsabilidades democráticas e na ocupação do espaço público e/ou participação activa nas esferas cívica, política, social, económica, jurídica e cultural nas suas comunidades.
O trabalho que teve início no dia 23 de Setembro, ainda está em curso pois terá a duração de 2 semanas, é um estudo de orientação qualitativa. O estudo vai considerar várias técnicas de recolha de informação, nomeadamente a análise documental, as entrevistas semi-estruturadas e os grupos focais.
–
–
As fontes de informação e os dados a serem recolhidos vão se basear na documentação oficial, políticas e legislação da área em estudo bem como outros documentos relevantes. As entrevistas aos actores-chave e grupos focais estão a ser realizadas para alimentar os dados para a análise da economia política proposta, considerando as responsabilidades, mandatos, relações formais e informais, que posteriormente serão cruzadas com as fontes escritas.