–
A Fundação Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil, abreviadamente designada por Fundação MASC, iniciou a sua actividade em 2007 como um Programa de Governação, disponibilizando subvenções e desenvolvimento de capacidades. Em 2015, tornou-se formalmente uma Fundação, mas não perdeu esta essência.
No entanto, o plano estratégico actual (2020-2030), URITHI (legado em Swahili), alterou a abordagem: mais do que uma Fundação de disponibilização de subvenções e de desenvolvimento de capacidades que se foca em questões de governação, a Fundação MASC tornou-se também numa agência de desenvolvimento socioeconómico.
Neste contexto, a disponibilização de subvenções, embora continue sendo parte do programa da Fundação MASC, reflecte hoje a mudança da abordagem que se operou.
No presente ano, a Fundação MASC convidou as Organizações da Sociedade Civil, de âmbito nacional interessadas em desenvolver iniciativas nas comunidades, a submeter as suas propostas nas áreas de Educação, Saúde, Infraestruturas, Água e Saneamento, Inovação, e Combate à Corrupção.
Estas propostas procuram contribuir para a materialização da visão da Fundação MASC de um Moçambique inclusivo, estável e resiliente, onde as comunidades pobres e desfavorecidas estão habilitadas para aceder às instituições e recursos políticos, onde os direitos humanos e a justiça social são promovidos, as capacidades da comunidade local são construídas, os meios de subsistência e a prestação de serviços são melhorados, a discriminação de género é eliminada, e a vulnerabilidade da comunidade é reduzida.
Clique no link a seguir conhecer as propostas e respectivos fundos aprovados, correspondentes à primeira fase: https://bit.ly/3n17VxD