–
Decorre desde hoje, 19 de Abril de 2021, no distrito de Ancuabe, província de Cabo Delgado, a capacitação de Organizações da Sociedade Civil (OSC), membros da plataforma distrital, sobre a implementação da abordagem de Auditoria Social.
O evento cuja duração é de 3 dias, enquadra-se nas acções do Projecto FMO Mais, sob implementação desde 2018, sob financiamento da União Europeia em Moçambique, através do PAANE Moçambique.
A mesma está a ser ministrada pelos técnicos do Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC), com base no manual e capacidades adquiridas pela organização em Niassa, em 2020, quando a acção foi facilitada por consultores externos.
O que se espera é que esta ferramenta seja apropriada e fique com as organizações locais para implementação mesmo após o fim do projecto.
A auditoria social é um instrumento que consiste em examinar minuciosamente o desempenho dos diferentes sectores sociais na provisão dos serviços públicos olhando para a demanda e necessidades na população, com foco na área de infra-estruturas públicas.