Notícias

FMO Mais: análise do sector de água e saneamento de 2015 a 2019

01.03.2021

O FMO Mais realizou mais uma análise audiovisual do sector de água e saneamento de 2015 a 2019, onde é possível perceber que o acesso à água potável e saneamento ainda é um desafio para Moçambique, pois não obstante metade da população ter acesso a água potável (56%), existe uma grande desigualdade entre as zonas rurais (40%) e urbanas (88%).

O acesso à água potável e saneamento faz parte dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com objectivo 6 tendo como propósito garantir o acesso à água potável e saneamento para todos. No que tange ao saneamento, apenas 29% da população tem acesso aos serviços e às infraestruturas do sector, e devido à falta de infraestruturas de saneamento do meio, 27% da população pratica fecalismo a céu aberto, com destaque para as zonas rurais.

Para além disto, há também lacunas na capacidade de documentar o estado do sector, pois, a nível distrital, não é possível aferir o investimento que é feito com base nos dados da Conta Geral do Estado (CGE). O investimento interno em água e saneamento provém em 75% do financiamento externo e os restantes 25% do financiamento interno.

Para 2020, a previsão indica que o investimento pela via do financiamento interno reduza drasticamente, saindo de 39% em 2019 para 8% em 2020. Os dados mostram que o país gastou, ao longo do período 2015-2019, pouco mais de 5 USD por habitante para a criação de serviços e infraestruturas de água e saneamento, mostrando o fraco cometimento do Governo com o sector. Importa salientar que, no contexto da COVID 19, as necessidades de água para a garantia da higiene para os cidadãos e profissionais de saúde aumentaram.

As práticas regulares de lavagem e desinfecção das mãos, e a gestão segura dos resíduos dos cuidados de saúde, são essenciais para o controlo de infecções críticas, para interromper a transmissão da SARS-CoV-2, e, portanto, melhorar a saúde pública. Em ambientes com poucos recursos, a falta de acesso à água cria uma mistura perfeita de baixa aderência à lavagem das mãos, descontaminação ineficaz de superfícies e outras funções de limpeza ambiental, críticas para a prevenção e controlo de infecções.

A pandemia da COVID-19 é um momento inescapável para expandir o acesso à água e saneamento nas unidades sanitárias e agregados familiares. Este investimento reduz os custos dos cuidados de saúde no futuro, uma vez que reduz as infecções associadas aos cuidados de saúde (cujo tratamento é dispendioso) e aumenta a aderência aos serviços, e, acima de tudo, este investimento tem elevados retornos por dólar investido, com a OMS e a UNICEF a estimar um retorno de 1.5 USD por cada dólar investido.

O FMO Mais é um consórcio que está a implementar o projecto Elevando o valor do dinheiro ao serviço do cidadão – Monitoria da Gestão de Finanças Públicas, e é composto pelas organizações: N’weti (líder do consórcio), Centro de Integridade Pública (CIP), Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC), Observatório do Meio Rural (OMR) e Grupo Moçambicano da Dívida (GMD). O projecto está a ser implementado a nível central e nas províncias de Inhambane (Maxixe e Jangamo), Sofala (Beira e Búzi), Niassa (Lago e Mandimba), Tete (Changara e Moatize), e Cabo Delgado (Montepuez e Ancuabe) e é financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa de Apoio a Actores Não-Estatais em Moçambique (PAANE) II. De forma geral, o projecto visa contribuir para a melhoria da gestão de finanças públicas a partir de uma participação alargada das Organizações da Sociedade Civil (OSC) a todos os níveis e sua influência na formulação e monitoria da gestão de finanças públicas.

De forma específica, o projecto busca elevar o nível de conhecimento do cidadão, consciência pública, participação e informação do cidadão e das OSC sobre orçamentação e gestão de finanças públicas aos níveis central, provincial e distrital, bem como influenciar políticas públicas e prioridades orçamentais para médio e longo prazo definidas com base na advocacia do FMO e demais OSC.

Parceiros

Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro

Parceiros

Desenvolvido pela SOCIAL