No âmbito do PAANE, a Fundação Apoio Amigo (FAA) apoiou, recentemente, a realização da primeira sessão ordinária dos Conselhos Consultivos dos níveis das localidades e postos administrativos. Uma actividade que envolveu seis localidades e dois Postos Administrativos do distrito de Changara, nomeadamente, Changara-Sede, Dzunga, Ntemagau, Mazoe, Chipembere, Muchenga, Luenha e Chioco.
Pedro Lenine, fala do apoio que a FAA tem estado a prestar para uma concretização qualitativa do Diálogo nas comunidades. “O apoio da FAA consiste na assistência técnica para o alinhamento da agenda das sessões relativamente ao ciclo de planificação, para assegurar que as comunidades reflictam sobre as prioridades por advocar na elaboração do Plano e Orçamento do Estado ao nível distrital”, Explicou Lenine
Quanto ao distrito de Tete, foi realizada uma reunião técnica com o sector de planificação para a programação das sessões de Conselhos Consultivos ao nível dos 9 bairros e do Conselho Consultivo Distrital que, no entanto, não foi concretizado durante o trimestre, sendo que o principal entrave tem a ver com a não nomeação do novo administrador em substituição do falecido.
Os conselhos consultivos já realizados envolveram um total de 109 membros dos Conselhos Consultivos, dos quais 22 mulheres e 78 homens. Do total, 19 eram jovens com idades até 35 anos.
Refira-se que esta actividade enquadra-se nos esforços levados a cabo pela ActionAid e seus parceiros no âmbito do Projecto “Promoção da Governação e Diálogo Democrático Sustentável em Moçambique”, financiado pela União Europeia, através do Gabinete do Ordenador Nacional.