Notícias

Depoimento positivo de beneficiária da capacitação sobre a Lei do Direito a Informação

24.03.2021
“Antes eu não sabia que o cidadoa podia se aproximar do Governo e ser atendido para ter informação”. As palavras são de Ana Árabe, membro da Plataforma das Organizações da Sociedade Civil no Distrito de Mandimba, Província de Niassa. Beneficiária da capacitação sobre a Lei do Direito a Informação afirma na primeira pessoa os benefícios trazidos com a intervenção do FONAGNI em Mandimba, no contexto da disseminação da Lei de Direito a Informação.
“Antes eu não sabia que o cidadão podia se aproximar do governo e ser atendido para ter informação, isso nós não sabíamos, eu tinha medo e pensava que fosse proibido ir ao Governo. Graças as capacitações que passamos e com a informação que ouvimos na Radio pelo FONAGNI, já sabemos que temos voz diante do Governo”, Disse a Árabe, tendo sublinhado que a intervenção do FONAGNI no âmbito do PAANE esta a criar colaboração do Governo com a Sociedade Civil em Mandima, junto das comunidades.
As capacitações sobre o direito a informação foram suportadas com uma brochura resumida com os aspectos essenciais para o usufruto da LEI que se encontra na posse das comunidades para o melhor entendimento e gozo informado do Direito à Informação.
“Queremos agradecer o programa PAANE e a União Europeia junto com Actionaid e FONAGNI, por trazerem a Lei de Direito a Informação para nós, Porque já estávamos a ficar atrás. Quando nós como cidadãos não temos conhecimento, dificilmente podemos AGIR para o desenvolvimento do nosso distrito, mas agora estamos mais capacitados sobre o funcionamento desta LEI e eu comparo esta LEI com uma enxada, que irá nos ajudar a desenvolver primeiro como pessoas e a desenvolvermos como distrito”, agradeceu a fonte.

Parceiros

Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro

Parceiros

Desenvolvido pela SOCIAL