–
A localidade de N’temangau, distrito de Changara em Tete, reuniu na última Quinta-feira em Sessão Extraordinária do Conselho Consultivo Local com a presença de 27 participantes, com o objectivo de debater ideias para serem incorporadas no PESOD 2022.
Durante o encontro os membros do CC mostraram preocupação com falta de condições da via de acesso que liga a localidade de N’temangau à Vila sede de Changara que tem consequências drásticas durante a época chuvosa. “A população do povoado de Doca, composto por 5 aldeias, no período chuvoso entre Novembro e Maio fica isolada e sem comunicação com outros pontos quando o rio transborda, impossibilitando sobretudo o acesso à unidade sanitária instalada na sede da localidade. Desta forma gostariam de ter a construção de uma ponte reflectida no PESOP 2021”, disse um dos membros do conselho consultivo, Bento Bobo.
Outro assunto levantado foi o dos problemas de abastecimento de água na localidade e falta de comércio de produtos de primeira necessidade na localidade. “Há problemas de manutenção de bombas de água devido a falta de fornecedores no distrito de Changara. CC pede ao Governo para incentivar o comércio local. Actualmente o comércio local limita-se à uma banca que não fornece sequer produtos básicos”, disse Paulino Satar, líder do II Escalão e membro do CC.
Outra das várias preocupações identificadas pelos membros do conselho consultivo na localidade, relaciona-se com a exploração de madeira sobre a qual o CC não vê ainda o retorno dos 20% destinados à comunidade, de acordo com a Lei.
Há que lembrar que esta actividade é fruto do trabalho de advocacia levado pela ActionAid Mozambique e Fundação Apoio Amigo, através do projecto “Projecto Promoção da Governação e Diálogo Democrático Sustentável em Moçambique ” no âmbito do PAANE Moçambique com o apoio da União Europeia em Moçambique, através do Gabinete do Ordenador Nacional.