–
O Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC), realizou de 5 a 9 de Julho, no distrito de Lago e Mandimba, província de Niassa, uma visita de monitoria e acompanhamento da implementação das actividades realizadas pela Associação Progresso (parceiro do CESC), no âmbito do projeto “Sou Cidadão”.
Com duração de 5 dias, a visita teve como objectivo avaliar o grau de implementação do projeto naquele ponto do país.
Erasto Ernesto Chilala, presidente do Conselho da Escola Primária Completa de Messumba, disse durante a visita, que graças ao Projecto, o órgão que dirige melhorou bastante, pois após a sua capacitação, preparou-se o plano de desenvolvimento e nele constam algumas que visam melhorar o ambiente escolar, entre elas, a recuperação de carteiras, portas, recuperação do teto das salas que sofreram vendaval e pintura das salas de aula.
Por seu turno, o Director da EPC Mefululuche, Anselmo Franco, disse igualmente, que as iniciativas do projecto conduziram a reabilitação das salas de aula, fechando as rachas que as paredes apresentavam; recuperação carteiras, que se encontravam e a comunidade produziu também, tijolos para a construção de residências para professores.
“Estamos felizes, porque apesar de o projecto não nos dar dinheiro, dá-nos ideias e ajuda-nos a abrir mais a nossa mente”, elogiou Franco.
O projecto Sou Cidadão é parte do Programa de Apoio Aos Actores Não Estatais (PAANE), financiado pela União Europeia e visa contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de Educação e Saúde em 5 províncias de Moçambique.