–
O Centro Nacional de Documentação e Informação em Moçambique (CEDIMO), órgão responsável pela implementação da Lei de Direito a Informação, recebeu ontem em seus escritórios, a equipa da ActionAid Moçambique, para uma troca de informações a volta do cumprimento da LEDI no País.
No encontro, a Actionaid Moçambique, representada pela Coordenadora de Programas Márcia Cossa, apresentou as suas acções em prol do usufruto da LEDI nas comunidades e procurou perceber da CEDIMO, sobre os desafios por estes encontrados no terreno para o cumprimento da Lei. “Estamos aquí para com a CEDIMO, nos inteirarmos do ponto de situação, forças e fraquezas para do cumprimento da LEDI no País” afirmou Márcia Cossa.
Em jeito de resposta, o CEDIMO falou das suas acções com os diferentes parceiros e agradeceu a AAMOZ por fazer parte das organizações preocupadas com a implementação da LEDI. “Precisamos de desenhar acções conjuntas e concretas para o cumprimento da LEDI no país. Nós como CEDIMO, temos ainda encontrado nas instituições, o desafio do não cumprimento da LEI, no entanto, esse incumprimento resulta do fraco conhecimento por parte dos funcionários publicos em classificar as informações de interesse público e a confidencial, por outro lado, Como CEDIMO sentimos que devemos educar tanto os cidadãos assim como os funcionários públicos sobre a LEDI” Afirmou a Directora Nacional do CEDIMO.
A actividade acontece no âmbito da diversidade de acções, levadas a cabo em prol pela Actionaid em prol da LEDI no âmbito do PAANE com o financiamento da União Europeia.