–
Aconteceu, entre os dias 12 e 19 de Novembro, a capacitação dos conselhos consultivos locais no município de Pemba, no Bairro de Natite (e depois Cariacó). O objectivo das capacitações é facilitar a participação de jovens e mulheres da Incubadora Cívica nos Conselhos Consultivos locais como forma de garantir o pluralismo e transparência na gestão e Governação Local e consequentemente revitalizá-los.
A situação actual dos conselhos consultivos locais ao nível da autarquia de Pemba é de inoperância. Possuem grandes fragilidades de liderança e ligação com os órgãos do Estado a nível distrital, municipal e provincial (desde que o Governo deixou de reembolsar o orçamento de investimento de iniciativas locais, popularmente conhecido como sete milhões, o conselho parou de funcionar, mas existe).
Falando na qualidade de secretário de bairro de Natite, Cecílio Angumane agradeceu a Fundação MASC pela iniciativa e pediu mais assistência técnica para revitalizar os órgãos e as funções dos membros.
Estas capacitações são organizadas pela Fundação MASC em parceria com o Governo distrital, onde serão discutidos nos bairros de Natite e Cariacó num período de seis dias, a organização, a estrutura, funções, e responsabilidades dos Conselhos Consultivos Locais, como eles funcionam, as oportunidades existentes para a participação dos jovens (rapazes e raparigas maiores de idade) e cidadãos de um modo geral, de forma a estimular diálogo e contribuir na melhoria da sua influência na tomada de decisões, resolução de conflitos e melhoria de prestação de serviços às comunidades a nível do bairro e distritos municipais.
10 jovens da Incubadora participaram das formações com o objectivo de serem inclusos nestes espaços de participação política.