Notícias

Artistas juntam-se na “Noite de Poesia” sobre Craveirinha no Museu Mafalala

19.05.2022

A Pl’Arte D’Alma e o Museu Mafalala apresentam a primeira “Noite de Poesia” de 2022, hoje, 19 de Maio, a partir das 18:00, no Museu Mafalala, no contexto da celebração dos 100 anos do maior poeta moçambicano, José Craveirinha.

Esta edição da Noite de Poesia conta com o financiamento da União Europeia no âmbito Programa de Apoio aos Actores Não Estatais (PAANE) com o intuito de promover uma cidadania activa, democracia participativa, representativa e sensível ao género em Moçambique.

O evento contará com as presenças da escritora e empreendedora Tânia Tomé, do jornalista, jurista e poeta Tomás Vieira Mário, da comunicadora e declamadora Anabela Adrianópolis e do escritor Ricardo Santos; para além de uma roda de poesia com Adela Querol, Eduardo Quive, Énia Lipanga, Jessemuce Cacinda, Mabjeca Tingana, Nhezi Nhenhele entre outros.

Para além das actuações, o “Noites de poesia”, artesanato, gastronomia, terá em exposição livros das editoras Ethale Publisher e Kuvaninga. Nesta última, o destaque será para o livro “Crónicas de emergência”, de Elcídio Bila, lançado no dia 11, na celebração dos 10 anos da editora.

O evento vai contemplar também a mostra da residência artística denominada “Celebrar Craveirinha”, onde a literatura serviu de exemplo de cidadania e afirmação de identidades na periferia da Cidade de Maputo. A acontecer em Maio, no Museu Mafalala, a residência artística que junta participantes de seis províncias conta com a curadoria da artista moçambicana, Lucrécia Paco, e Eduardo Quive.

Este evento inaugura as “Noites de Poesia” para o ano de 2022 e um ciclo de eventos que vai culminar com a 4ª. edição do Festival de Poesia e Artes Performativas Poetas D’Alma, que este ano, como não podia deixar de ser, homenageia José Craveirinha a propósito dos 100 anos de idade que completaria no dia 28 de Maio se fosse vivo.

Recorde-se que ano passado, o festival teve o Museu Mafalala como a sua principal “casa”, onde juntou mais 30 artistas – entre poetas e performers multidisciplinares – para celebrar o “Poder da oralidade”. Esta festa pelo “poeta-mor”, não podia acontecer noutro sítio, visto que Mafalala é considerado berço da poesia moçambicana.

O Festival de Poesia e Artes Performativas Poetas D’Alma é uma iniciativa resultado de aproximadamente 20 anos do sarau Noites de Poesia, o maior e o mais antigo que acontece no solo pátrio, que todas as terceiras sextas do mês, religiosamente, juntava poetas, declamadores, músicos, artistas plásticos, sociedade civil e académicos em diversos espaços culturais em Maputo.

Parceiros

Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro
Logo do parceiro

Parceiros

Desenvolvido pela SOCIAL