–
O reconhecimento foi feito durante a realização da primeira sessão do Conselho Consultivo Distrital (CCD) de Pemba, resultante das acções de advocacia junto ao Governo do Distrito e apoio directo do Conselho Cristão de Moçambique, em Cabo Delgado (CCM-CD) para a sua realização, no âmbito do PAANE. Os esforços envidados tendem a fortalecer os espaços de diálogo e tomada de decisão, particularmente nas componentes de planificação, prestação de contas, monitoria inclusivas e participativas, especialmente para mulheres e jovens, com envolvimento da Sociedade Civil.
A realização da sessão em epígrafe, só foi possível nos finais do ano de 2020 e contou com 50 participantes dentre os quais 16 Mulheres, 6 Jovens e da Sociedade Civil, com destaque para o CCM-CD, membro do FOCADE.
Durante a sua intervenção, a Administradora de Pemba, Joaquina Nordino, mencionou o CCM-CD e seus parceiros no âmbito do PAANE, como importante no Desenvolvimento Institucional do CCD. No mesmo contexto, a Administradora solicitou apoio ao CCM e seus parceiros para a realização de capacitações com vista a melhorar o desempenho do órgão na prossecução das suas atribuições e responsabilidades e mostrou abertura para envolvimento dos membros do CCD nas monitorias e melhoria da qualidade de serviços públicos, no contexto dos desafios presentes da COVID-19 e ataques terroristas na província.
A Administradora disse ser também preocupação da população e do governo, a gestão dos deslocados, particularmente as questões de prevenção da Covid-19, assistência humanitária e sua segurança, tema que foi tomou boa parte do encontro com maior destaque para as necessidades básicas das crianças e mulheres.
De referir que as acções de advocacia realizadas no âmbito do PAANE, têm por objectivo garantir melhor, maior e inclusiva participação da comunidade nos processos e espaços de diálogo e tomada de decisão. As mesmas acontecem no âmbito do projecto “promoção da governação e diálogo democrático sustentável em Moçambique” financiado pela União Europeia em Moçambique, através do Gabinete do Ordenador Nacional -GON.