–
A ActionAid Moçambique em parceria com a Joint e Movimento Activista, realizou, ontem, 23 de Março, um evento de reflexão sobre o espaço cívico em Moçambique com o objectivo de promover e fortalecer a Democracia Participativa no País, que teve lugar no Hotel Polana, na cidade de Maputo.
Este evento contou com a participação de mais de 70 pessoas provenientes das organizações da sociedade civil, movimentos, alianças e coligações espalhados um pouco por todo País, que afirmaram, em unanimidade, que não há espaço cívico sem uma democracia participativa, daí que urge a necessidade de consolidar a união das organizações da sociedade civil para a materialização da cidadania em Moçambique, que se vem reduzindo nos últimos anos.
No seu discurso, o Director Executivo da ActionAid Moçambique, Gaspar Sitefane, realçou a necessidade de a sociedade civil fazer parte dos processos de construção do País.
–
–
“Este encontro surge do contexto que se vive actualmente no nosso País, que está ligado à redução de espaço cívico e de participação dos cidadãos nos espaços de diálogo e de tomada de decisão. Para a sociedade civil, todos os assuntos inerentes à sociedade são do nosso interesse e não há como não fazermos parte dos processos de construção do País” – disse Sitefane.
Esta actividade está inserida no âmbito do programa Empoderamento de Jovens em Moçambique (Strategic Partnership Agreement – SPA) e do Programa de Apoio a Actores Não Estatais (PAANE) financiados pela DANIDA, através da ActionAid Dinamarca e pela União Europeia.