–
Em jeito de comemoração do dia de África a ActionAid Mozambique e o Movimento Activista Moçambique, no âmbito do PAANE com o apoio da União Europeia em Moçambique realizaram ontem um debate sobre a participação dos jovens e mulheres nos espaços de diálogo e tomada de decisão, e desafios para uma África com governos mais inclusivos e com políticas mais centradas nos jovens e sensíveis ao gênero.
Fizeram parte do encontro, jovens da província do Niassa e representantes de diferentes Organizações da Sociedade Civil como FONAGNI, MASC, Associação Horera, Associação ODCC, Associação Viveiros do Niassa, IPADEC, entre outras.
Dentre os vários problemas discutidos foram apontados como os principais:
Ameaças e intimidações aos membros das Organizações da Sociedade Civil e activistas sociais, por parte da polícia, quando estes realizam acções de intervenção social ou campanhas;
A falta de acesso a informação por parte dos jovens e mulheres a nível da província do Niassa;
Jovens marginalizados devido a questões político-partidárias, vedando estes os seus direitos de participação;
Influências de questões culturais que ainda colocam a imagem da mulher numa posição de vulnerabilidade. Existe uma segregação do género feminino.
Com este evento a AAMoz e o MAM pretendem tirar ilações sobre as causas dessa fraca participação dos jovens e mulheres nos espaços de diálogo, e em conjuntose avançar propostas de solução para a melhoria da participação dos jovens.